11 maio 2009

Monte sua propia plataforma computacional!

Hoje em dia se você falar que vai montar um computador, os outros pensam que você vai comprar uma placa-mãe, processador, memoria, HD, placa de vídeo... e depois vai encaixar tudo na maior facilidade em um gabinete. mas eu não estou falando NADA disso! estou falando você montar sua PRÓPRIA placa-mãe, soldando todos os componentes na placa, e gravando a propia BIOS!

Usando um processador Z80, um processador antigo porém muito versátil e fácil de achar, mais alguns outros componentes o dono do site cosan.org monta um computador com suporte a HD, que não tem saída para monitor, se comunica com o usuário através de RS232 em um terminal burro ou outro dispositivo de comunicação RS232, até mesmo ligando a um PC comum e usando HyperTerminal.

Homemade z80 Computer - http://www.cosam.org/projects/z80/

2 comentários:

  1. Gostei deste projeto, adoro lidar com sucata e adaptar. (vulgo enjambrador).

    ResponderExcluir
  2. algum de vocês poderia montar um assim? eu tenho interesse em comprar, se funcionar.

    Elias J M Torres
    ejmt_ce@yahoo.com.br

    ResponderExcluir